quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Tinta dos Azulejos

Hoje em dia, com as novas tintas para azulejos podemos renovar os azulejos da cozinha ou dos banheiros sem altos custos e reformas.
A ideia não é muito aprovada por arquitetos e decoradores. Os profissionais da área preferem usar as tintas próprias para azulejos como um recurso de detalhe. Aplicar essas tintas em todo o cômodo, não está na preferência dos especialistas.
A pintura sobre azulejos não é complicada, qualquer pessoa pode fazer, basta seguir algumas recomendações. Assim sua cozinha e banheiro vão mudar radicalmente de cara, se adequando às suas preferências.
O serviço precisa ser extremamente caprichoso para que o resultado seja bom e, principalmente, duradouro.
Mas a realidade é que esse tipo de pintura, que utiliza as tintas chamadas epóxi, saíram do uso industrial para ganhar o mercado residencial definitivamente. São indicadas pelos fabricantes para azulejos, tetos que são expostos à umidade e até para peças de banheiro, como vasos sanitários e pias.
Existem dois tipos de tinta próprias para cobrir azulejos. À base de água e à base de solvente. O produto à base de água custa cerca de R$ 120 o galão de 18 litros, e dá um acabamento mais acetinado. Já a com solvente, chamada de Epoxi, é mais cara, custando cerca de R$ 80,90, o kit com 3,6 litros. Mas o preço e os transtornos ainda são bem mais atraentes que a obra.
A primeira coisa que você deve saber é que se o azuleijo tiver desenhos em relevo, ele vai aparecer ainda depois de pintado. Normalmente não é problema, já que o que estraga muito normalmente são as cores escolhidas por proprietários de mau gosto, ou por ser material muito antigo. Os desenhos que se formarão com o relevo após a pintura podem até ficar bem interessantes.
Porém se você quiser que a parede fique lisa, sem os desenhos, pode passar um produto para aderência e depois uma massa corrida, antes de pintar.

Antes de pintar

Você vai precisar da tinta para pintura dos azulejos, diluente e endurecedor, luvas e pano branco. Recomenda-se que a pintura seja feita com um rolo de lã de carneiro rebaixada, que pode ser encontrado nas lojas de tinta mesmo.
Limpe toda a superfície com água e detergente neutro, de preferência utilizando as luvas para que a gordura de sua própria pele não suje de novo a parte lavada. Tenha o cuidado de retirar todos os resíduos de sabão, graxa, gordura ou ferrugem. É muito importante limpar bem os rejuntes das peças de cerâmica, que acumulam muita gordura normalmente. Pode até, antes de lavar, passar uma lixa fina.
Depois da lavagem, seque a parede com o pano umedecido com diluente. Você deve aplicar uma camada e esperar seis horas para uma segunda aplicação, mantendo o local arejado até o prazo final de secagem, que é de 72 horas.
E, depois disso, só vale limpar a parede delicadamente com água e sabão, jamais utilizando produtos abrasivos, pois assim corre-se o risco de a tinta descascar e todo o trabalho, até então considerado mais simples e barato, ir por água abaixo.











4 comentários:

  1. oi! passei para fazer um convite: tenho um blog que fala sobre decoração, arquitetura e design... passa lá para fazer uma visitinha?! e se puder ajudar a divulgar, eu ficaria muito grata!
    beijos,
    laryssa
    www.ponto-arquitetura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. acha que rola passar em todas as paredes do banheiro, até dentro do box?
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Preciso pintar o banheiro, mas tenho gatos e as tintas para azulejo são tóxicas. Essas à base de água também são? Duram dentro do box?
    Aguardo uma resposta. Se preferir, pode enviar para yolandac@ig.com.br
    Muito grata, Yolanda.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da sua explicaçao e deu me bastante jeito, muito obrigado

    ResponderExcluir